sexta-feira, 18 de abril de 2008

Genesis - Selling England By The Pound (1973)

O Genesis é uma banda britânica, que foi marcada por duas fases bem distintas. Na primeira fase, em que o líder e vocalista da banda era Peter Gabriel o Genesis foi um dos melhores e mais influentes grupos do rock progressivo. Já após a saída de Gabriel, quando o baterista Phil Collins assumiu os vocais a banda passou a faser um som mais pop e de uma qualidade inferior. O maior marco da fase Gabriel é Selling England by the Pound. É a obra prima do Genesis, e uma das maiores obras do rock progressivo. O disco lançado em 1973 estava tão além em termos de criatividade e musicalidade que chegou a ser disco de ouro em 1990 nos Estados Unidos.
Outra marca da banda era a imensa qualidade dos músicos, Steve Hackett na guitarra e violão, Tony Banks nos teclados, Mike Rutherford no baixo, violão e guitarra além de Phil Collins que ainda era "apenas" um excelente baterista. Grande mostra disso é a faixa de abertura "Dancing With the Moonlit Knight", com a maravilhosa combinação do teclado de Banks com a guitarra de Hackett. A ótima "I Know What I Like (In Your Wardrobe)" foi o maior sucesso do álbum. "Firth of Fifth" é não só o maior destaque do álbum como uma das maiores obras do rock progressivo. Um verdadeiro show de Tony Banks, e com direito ainda a um maravilhoso solo de guitarra de Hackett. "More Fool Me", traz Phil Collins nos vocais e é uma pequena amostra do som que o Genesis viria a fazer.
"The Battle Of Epping Forest" e "The Cinema Show" são duas fantásticas composições de mais de 11 minutos onde todos brilham.
Um dos discos mais importantes do rock progressivo, obrigatório para os amantes do gênero.
"escrito por Wilsão Campos 18/04/08"

VINIL - Disco bem fácil de achar. Costuma ficar na faixa de 5 a 10 reais.

Todas as canções de Tony Banks, Phil Collins, Peter Gabriel, Steve Hackett e Mike Rutherford.

Lado A

  1. "Dancing With the Moonlit Knight" – 8:04
  2. "I Know What I Like (In Your Wardrobe)" – 4:07
  3. "Firth of Fifth" – 9:35
  4. "More Fool Me" – 3:10
Lado B
  1. "The Battle of Epping Forest" – 11:49
  2. "After the Ordeal" - 4:13
  3. "The Cinema Show" – 11:06
  4. "Aisle of Plenty" – 1:32

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande post. Pra mim esse é o melhor álbum do rock progressivo. Muito bom. Valeu!

Wilsão Campos disse...

Não considero o melhor, mas é um dos melhores sem dúvida.
Valeu!