quinta-feira, 27 de março de 2008

Supertramp - Paris (1980)

O Supertramp é uma banda de rock progressivo. Mas só fez álbuns conceituais no início da carreira do grupo. A partir de Crime of the Century, a banda passou a fazer o que Rick Davies definiu como "nada mais do que sons gostosos de se ouvir". E como são bons de se ouvir.
Paris é um álbum ao vivo gravado no The Pavillion na cidade francesa em Novembro de 1979.
Apesar do show fazer parte da turnê do álbum Breakfest in America os destaques ficam para as canções do álbum Crime of the Century, que é na minha opinião o grande trabalho de estúdio da banda, apesar da banda ter feito outros excelentes álbuns.
Uma dessas é a faixa de abertura, "School". Grande música desde a gaita do início, até o explosivo e maravilhoso teclado.
"The Logical Song" é um dos maiores clássicos da banda, e "Bloody Well Right" marcada por suas mudanças de ritmo fecha o Lado A do primeiro disco. No lado B destaque para "Breakfast In America" e "Hide in Your Shell".
O disco dois abre com uma das canções de maior sucesso do grupo a divertidíssima "Dreamer" em que as maiores características da banda estão bem acentuadas, os teclados e os vocais principalmente os falsetes. Outros destaques são "Take the Long Way Home" e "Crime Of The Century" que fecha o disco.
Todas as 16 canções deste álbum são ótimas e maravilhosamente bem executadas. Excelente álbum!

VINIL - Bem fácil de encontrar. Só não é ainda mais barato pelo fato de ser duplo. Mesmo assim não costuma passar dos 10 reais.

Disco 1

Lado A

  1. "School" – 5:41
  2. "Ain't Nobody But Me" – 5:24
  3. "The Logical Song" – 3:56
  4. "Bloody Well Right" – 7:23

Lado B

  1. "Breakfast In America" – 2:57
  2. "You Started Laughing" – 4:02
  3. "Hide In Your Shell" – 6:54
  4. "From Now On" – 7:05

Disco 1

Lado A

  1. "Dreamer" – 3:44
  2. "Rudy" – 7:08
  3. "A Soapbox Opera" – 4:51
  4. "Asylum" – 6:51

Lado B

  1. "Take the Long Way Home"- 4:57
  2. "Fool's Overture" – 10:57
  3. "Two of Us" – 1:25
  4. "Crime Of The Century" – 6:31

2 comentários:

Unknown disse...

Ja ouvia este LP desde 1979. Maravilhoso não só pelas músicas mas tambem pela qualidade de gravação por ser um album ao vivo e gravado na década de 70.
Baixem e curtam o fenomenal Supertramp.

Wilsão Campos disse...

Eu escuto esse disco desde que me entendo por gente, já que meu pai sempre adorou este LP. Talvez até seja um dos motivos de eu gostar muito.
Valeu!