quinta-feira, 27 de março de 2008

The Kinks - The Kinks (1964)

The Kinks é um dos grandes nomes do rock dos anos 60, um dos maiores responsáveis pela invasão britânica, e possui alguns grandes álbuns. Se me perguntarem qual o melhor trabalho do grupo, ou o mais importante existem 3 ou 4 discos que eu poderia citar, e este, não seria um deles. Mas se me perguntarem qual o meu preferido aí sim, eu cravaria este LP.
Acontece que este álbum de estréia da banda, ao contrário de outros trabalhos da banda, como Arthur, Village e Something Else, não tem nada de brilhante. Mas é muito mais divertido.
Disco bem rock and roll, com a cara dos anos 60, sem muita produção ou invenção.
O disco começa com uma regravação de Chuck Berry, a agitada "Beautiful Delilah", com o vocal gritado de Ray Davies.
Em seguida duas ótimas canções de Davies, "So Mystifying" e "Just Can't Go to Sleep", e mais uma regravação, "Long Tall Shorty".
Para fechar o Lado A vem o maior destaque do LP e maior clássico da banda, a sensacional "You Really Got Me". O som da guitarra, distorcido mais do que o normal, não é por acaso. Dave Davies, um dos membros originais da banda e irmão de Ray furou o alto-falante com um lápis e espetou algumas agulhas de costura, conseguindo uma sonoridade única que nenhum guitarrista conseguia reproduzir na época.
Destaque também para outra regravação de Chuck Berry, "Too Much Monkey Business" e para a ótima instrumental "Revenge".
Ótima disco de estréia dessa que é uma das bandas mais importantes do rock.


VINIL - O LP original mesmo, prensado na Inglaterra, não sei quanto vale, mas a edição americana que foi lançado com o nome "You Really Got Me" se acha por cerca de 50 reais.

Lado A

  1. "Beautiful Delilah" (Chuck Berry) – 2:07
  2. "So Mystifying" – 2:53
  3. "Just Can't Go to Sleep" – 1:58
  4. "Long Tall Shorty" (Herb Abramson, Don Covay) – 2:50
  5. "I Took My Baby Home" – 1:48
  6. "I'm a Lover Not a Fighter" (J. Miller) – 2:03
  7. "You Really Got Me" – 2:13

Lado B

  1. "Cadillac" (E. McDaniel) – 2:44
  2. "Bald Headed Woman" (Trad/Arr Shel Talmy) – 2:41
  3. "Revenge" (R. Davies, Larry Page) – 1:29
  4. "Too Much Monkey Business" (Chuck Berry) – 2:16
  5. "I've Been Driving On Bald Mountain" (Trad/Arr Shel Talmy) – 2:01
  6. "Stop Your Sobbing" – 2:06
  7. "Got Love If You Want It" (J.Moore) – 3:46

Nenhum comentário: