quarta-feira, 26 de março de 2008

The Guess Who - Live At The Paramount (1972)

A banda canadense The Guess Who tem alguns bons álbuns de estúdio, principalmente American Woman de 1970, mas não tão bom quanto este excelente álbum ao vivo gravado no dia 22 de maio de 1972 no teatro Paramount em Seattle.
O LP só traz 7 canções do show, uma pena. O álbum foi relançado em CD em 2000 e traz outras 6 canções, entre elas os clássicos da banda "These Eyes" e "No Time". Além disse vem em uma ordem diferente, que acredito seja a ordem correta do show.
As canções que ficaram de fora fazem falta, e bastante, mas o LP não deixa de ser excelente por isso.
O lado A começa com dois ótimos rocks em que o piano de Burton Cummings é o grande destaque, "Albert Flasher" e "New Mother Nature".
O belo blues "Glace Bay Blues" é tocado somente no violão e da um momento de calmaria ao show. Mas o rock volta com tudo na faixa seguinte, a empolgante "Runnin' Back To Saskatoon". Curiosamente a faixa "Pain Train" que claramente é a abertura do show, tanto que se pode até ouvir o locutor apresentando a banda, é a faixa que encerra o Lado B. E encerra muito bem diga-se de passagem, ótima música.
O Lado B abre com um dos grandes clássicos da banda e o destaque mais do que absoluto desse LP, "American Woman". A música que já era ótima ganhou uma versão ainda melhor. Começa com uma introdução diferente de pouco mais de 5 minutos até que entra explodindo o seu famoso riff para delírio da platéia presente. Fantástica!!
Encerrando vem a faixa "Truckin' Off Across The Sky" que mostra que Burton Cummings, além de possuir uma voz espetacular, tocar piano e guitarra base ainda manda muito bem na flauta. Grande música, ótimo encerramento para esse excelente álbum.

VINIL - Raro. Não sei se foi lançado no Brasil. Acho que só importando mesmo.

Lado A

  1. "Albert Flasher" (Cummings) - 3:01
  2. "New Mother Nature" (Cummings) - 4:28
  3. "Glace Bay Blues" (McDougall) - 3:22
  4. "Runnin' Back To Saskatoon" (Cummings, Winter) - 6:27
  5. "Pain Train" (Cummings, Winter) - 7:02

Lado B

  1. "American Woman" (Cummings, Kale, Peterson, Bachman) - 16:55
  2. "Truckin' Off Across The Sky" (Cummings, Winter, Kale, Peterson, McDougall) - 7:23




Download do relançamento em cd contendo 13 faixas.

3 comentários:

Vinícius disse...

Muito bom o disco, valeu.

Anônimo disse...

Excelente teu blog, Wilsão.

Tô fazendo a festa. hehehe

Valeu cara,

saúde!

Wilsão Campos disse...

Valeu!