segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Grand Funk Railroad - Live Album (1970)


A transição da década de sessenta para a de setenta foi também um período de transição para o rock and roll. Começam a sair de cena as belas melodias e a psicodelia do fim dos anos 60 e começa a entrar o peso do Hard Rock. E quando se fala de peso, se fala de Grand Funk Railroad. O power trio americano ficou mundialmente conhecido justamente por conseguir fazer um som com muito peso, mas ao mesmo tempo de extrema qualidade. E uma característica marcante da banda é que conseguia passar toda a energia que possuia para os discos de estúdio. Prova disso são os primeiros discos da banda, em especial o Closer To Home, o Grand Funk, mais conhecido como Red Album, e o já postado nesse blog E Pluribus Funk. Mas se no estúdio a banda já era explosiva, imagine então ao vivo. Bom, pra que imaginar quando você pode escutar. O Live Album é um ótimo registro disso. O álbum é uma reprodução exata do que acontece nos show, sem remixagem, sem overdub ou nada do tipo. É aquilo ali, muita energia, muito peso, muito rock and roll. O álbum trás canções de sucesso do grupo como "Are You Ready?", "Paranoid" e "In Need". As ótimas "Heartbreaker" e "Mean Mistreater" são duas baladas "enganosas", já que vão ganhando peso e acelerando até explodir no melhor estilo Grand Funk. O ponto mais alto vem com os quase 14 maravilhosos minutos de "Inside Looking Out" um dos maiores clássicos do grupo.
Se depois de baixar este disco, por algum motivo você não puder aumentar muito o volume, deixa ele aí guardado. No momento certo ponha o som no talo e o coloque pra tocar! Não vai se arrepender. Garanto!
"escrito por Wilsão Campos 11/10/09"

VINIL - Não é tão difícil de se encontrar. Mas é duplo e bastante procurado, portanto bem valorizado. Fica aí na faixa de 30 a 40 reais.

Todas as canções de autoria de Mark Farner menos onde existe nota

DISCO 1

Lado A
  1. "Introduction" -2:26
  2. "Are You Ready" - 3:38
  3. "Paranoid" - 7:19
  4. "In Need" - 10:58

Lado B

  1. "Heartbreaker" - 7:10
  2. "Inside Looking Out" (J. Lomax, A. Lomax, Eric Burdon, Bryan "Chas" Chandler) - 13:43

DISCO 2

Lado A

  1. "Words Of Wisdom" - 0:52
  2. "Mean Mistreater" - 4:53
  3. "Mark Says Alright" (Farner, Don Brewer, Mel Schacher) - 5:13
  4. "T.N.U.C" - 10:54

Lado B

  1. "Into The Sun" - 11:26


2 comentários:

Diego disse...

Tá aí o tipo de som que não tem muita explicação...

Me lembro a primeira vez que ouvi.. no rádio.. tentando gravar"Heartbreaker" num k7.. ô tempo bom...

Decepcionado disse...

3 horas baixando e de repente.... pede senha!!! ooo decepção