sexta-feira, 11 de abril de 2008

Casa das Máquinas - Casa de Rock (1976)

Apesar de se falar muito em rock nacional da década de 80, pra mim a década anterior rendeu os melhores álbuns do rock brasileiro.
A maior parte desses grandes álbuns são de rock progressivo. Entre eles inclusive um do Casa das Máquinas, o excelente Lar de Maravilhas. Mas , ao contrário do álbum anterior, em Casa de Rock, o que se escuta é o mais puro rock and roll.
Antes da gravação desse álbum a banda havia passado por algumas mudanças, uma delas bem significativa, a entrada de Simbas nos vocais no lugar de Aroldo (ex-Os Incríveis). O vocal agudo e impactante de Simbas é um dos destaques da sensacional faixa de abertura "Casa de Rock", uma paulada. Rock de enorme qualidade, assim como a faixa seguinte "Jogue Tudo Pra Cabeça". Os riffs marcantes, solos cheios de feeling, a forte presença do teclado e principalmente muita energia são os pontos fortes do disco, em ótimas canções como "Stress", "Londres", "Dr. Medo" uma das melhores do grupo, "Essa é a Vida" e "Eu queria Ser" com seu final explosivo. Mas o disco traz algumas boas baladas como "Certo Sim, Seu Errado", "Lei Do Sonho De Um Vagabundo" e "Mania de Ser".
Um dos melhores álbuns do rock brasileiro, fazendo o verdadeiro rock and roll, muito melhor que qualquer banda surgida no país nas décadas seguintes, e que são tão lembradas e idolatradas. Grande disco, pra se ouvir com o som no talo!

VINIL - Não é muito fácil de encontrar, mas não se trata de uma raridade. Costuma ficar na faixa de 30 reais.

Lado A
  1. "Casa do Rock" (Pisca, Netinho, Catalau) - 3:51
  2. "Jogue Tudo pra Cabeça" (Pisca, Netinho) - 3:51
  3. "Certo sim, Seu Errado" (Netinho, Catalau) - 3:16
  4. "Stress" (Simbas, Marcão) - 3:07
  5. "Londres" (Pisca, Netinho, Catalau) - 3:19
Lado B
  1. "Dr. Medo" (Pisca, Netinho, Catalau) - 4:46
  2. "Mania de Ser" (Pisca, Netinho) - 4:02
  3. "Lei do Sonho de um Vagabundo" (Pisca, Netinho) -
  4. "Essa é a Vida" (Pisca, Netinho) - 3:51
  5. "Eu Queria Ser" (Pisca, Netinho) - 5:27

4 comentários:

Leonardo Prado disse...

um dos principais integrantes do Casa foi o maestro Carlos Geraldo, vulgo CaGe, contra-baixo guitarras e vocais nos dois primeiros discos do CASA. Ex-integrante da última fase dos Incríveis, CaGe saíu da banda pela briga interna gerada após o lançamento do lar de maravilhas, onde a única foto realmente visível era do netinho "o dono da banda". Cage seguiu carreira de músico acompahando Gal Costa, Caetano, e se debandando para carreira na Itália, onde permaneceu por mais 20anos, retornando para porto alegre, onde se apresenta com show de piano voz e violão toando clássicos da música Italiana e da MPB na noite porto alegrense.
Um abraço brother.

ROCK N' WATTS disse...

Este blog é Ótimo, parabens!!!
Sempre procurei algo dessa banda pra ouvir, e ate q enfim taí. Muito bom o disco mostra q o Rock no Brasil hoje em dia ta xoxo demais!!!
Em tempo, esse Catalau que aparece como autor de algumas musicas, é o do Golpe de Estado?
kara se vc tiver mais bandas nacionais ai, manda bala
Valeu Obrigado!

Mr. Rocker disse...

disco relativamente facil de ser encxontrado...pelo menos aqui em fortaleza. parabens pelo blog.

Hanns disse...

cara-Acho que tu faz parte do time de saudosistas amantes de um bom rock...Muito bom seu blog-demais...
Não adianta, mas que nem esses tempos aureos nunca mais-
o rock nessa época da de 1000 nos dias de hoje-
parabéns pelo blog