segunda-feira, 24 de março de 2008

O Terço - Criaturas da Noite (1976)


O Terço é um dos grandes destaques do Rock Brasileiro, e "Criaturas da Noite" é a grande obra do grupo. Uma banda de letras simples mas de uma qualidade musical enorme. E o maior responsável por isso é o sensacional guitarrista Sérgio Hinds.
Se ouve bem isso no que talvez seja o grande clássico da banda. Trata-se da faixa de abertura, "Hey Amigo". Começa com sua ótima introdução no baixo, seguida pela entrada do órgão, um riff forte, uma letra até meio bobinha mas divertida, e um belo solo de guitarra. Sonzeira.
Em seguida vem a acústica "Queimada", fazendo um som folk.
O Rock volta na terceira faixa "Pano de Fundo".
Depois vem a bela instrumental "Ponto Final".
Pra fechar o Lado A "Volte Na Próxima", mais uma da fórmula característica do Terço. Letra simples, ótimo instrumental, e principalmente, muito rock and roll.
O Lado B abre com mais uma faixa tranquila, é a música que da nome ao disco, com um belo arranjo de cordas.
"Jogo das Pedras" segue o estilo de "Queimada", apesar de contar com a presença de bateria, órgão e um ótimo solo de guitarra.
Fechando vem o grande destaque do LP. A fantástica "1974" com seus 12:25 minutos de duração. Alternando momentos de calmaria com muito rock and roll. E é nesta faixa que Sérgio Hinds mostra tudo o que pode fazer. É sem dúvida o maior motivo pra esse álbum ser tão clássico.
Um dos melhores álbum que o rock brasileiro já produziu.

VINIL - Um disco relativamente fácil de encontrar. Uma reedição, com capa simples não sai por mais de 10 reais. O da época, em capa dupla chega a custar uns 50 reais.


Lado A
  1. Hey Amigo
  2. Queimada
  3. Pano De Fundo
  4. Ponto Final
  5. Volte Na Próxima Semana
Lado B
  1. Criaturas Da Noite
  2. Jogo Das Pedras
  3. 1974

2 comentários:

Anônimo disse...

Estranho como vc só elogia o guitarrista.
Eu acho o Criaturas tão homogêneo que não dá pra ficar focando só nos solos de guitarras....

Wilsão Campos disse...

Eu não elogiei somente o guitarrista, falei por exemplo da ótima introdução do baixo de Hey Amigo e do arranjo de cordas de Criaturas da Noite.
Mas é inegável que o grande nome da banda é Sergio Hinds, então normal o destaque. Mas a banda inteira é ótima, e o álbum é excelente, por isso esta nesse blog.
De qualquer forma valeu o alerta e a visita.
Falou!