quinta-feira, 20 de março de 2008

Iron Butterfly - In-A-Gadda-Da-Vida (1968)

O nome "Iron Butterfly" não foi escolhido a toa. É a definição perfeita do som da banda, a mistura do rock pesado com a beleza das canções.
Este LP traz o grande hit da banda. Tratasse da faixa que da nome ao disco "In A Gadda Da Vida", um hino da psicodelia com 17 minutos de duração, e que ocupa todo o Lado B do LP. Esta faixa foi a responsável pelo sucesso deste álbum, que chegou a vender 4 milhões de cópias só naquele ano.
Esta canção possui algumas curiosidades como o fato de ter sido regravada pelo Slayer e tocar em um clássico episódio dos Simpsons em que Bart vende a alma para o Milhouse.
Outra curiosidade é a origem do nome da faixa. Na verdade a canção, e consequentemente o álbum se chamariam "In The Garden Of Eden". Dougle Ingle, ao tentar contar o nome da canção que havia composto aos demais integrantes da banda estava num estado tal que o que se conseguiu entender foi "In A Gadda Da Vida", que acabou agradando a todos. Talvez este estado em que se encontrava Ingle, explique o clima da música.
Apesar de a maior razão do álbum ser tão bom seja mesmo a faixa-título, as outras 5 canções também são muito boas. Rock psicodélico de ótima qualidade.
Um clássico! Disco fundamental!

VINIL - Não é um disco tão fácil de encontrar, mas não sai muito caro. A edição nacional se encontra na faixa de 15 a 20 reais.

Todas as músicas escritas por Doug Ingle menos onde existe referência.

Lado A

  1. "Most Anything You Want" – 3:44
  2. "Flowers And Beads" – 3:09
  3. "My Mirage" – 4:55
  4. "Termination" (Brann/Dorman) – 2:53
  5. "Are You Happy?" – 4:29

Lado B

  1. "In-A-Gadda-Da-Vida" – 17:10

Nenhum comentário: