sábado, 15 de março de 2008

Grand Funk Railroad - E Pluribus Funk (1971)

O Grand Funk é uma banda praticamente ignorada pelos críticos, mas idolatrada pelos fãs de rock.
O som da banda é muito característico. Um som pesado, com riffs fortes mas sempre num ritmo swingado. Afinal de contas a banda leva o funk até no nome. Mas Grand Funk é Hard Rock, e de ótima qualidade.
"E Pluribus Funk" é o meu preferido desse grande power-trio. Apesar de já ter feito ótimos álbuns antes desse como o "Closer To Home" e o "Red Album" acredito que este seja o auge da banda.
O peso de cada uma das canções desse álbum é impressionante, e todas as faixas são ótimas. Uma pancada do início ao fim.
A sonzeira começa bem demais com "Footstompin' Music". Depois vem "Let's Stop The War" que vai numa levada calma até que explode num baita rock and roll. Em seguida vem a swingada "Upsetter" e a ótima "I Come Tublin'". "Save The Land" e "No Lies" continuam a pancadaria. E pra fechar com chave de ouro a fantástica "Loneliness".
Se os críticos não gostam de Grand Funk, então sinceramente, eles não sabem o que é rock and roll.
Grande álbum dessa ótima banda! Se você não conhece, ouça logo! Mas ouça com o som no talo!

VINIL - Não é um disco lá muito fácil de encontrar, mas também não é tão raro. Você encontra por cerca de 30 reais. O problema é que é um disco muito procurado, não para em lugar nenhum. Isso se deve principalmente a sua capa. O que você vê na figura não é um álbum de capa branca com uma moeda pintada. A capa é no formato de moeda. Bem legal mesmo!

Todas as músicas de autoria de Mark Farner

Lado A
  1. "Footstompin' Music" - 3:45
  2. "People, Let's Stop The War" - 5:10
  3. "Upsetter" - 4:18
  4. "I Come Tumblin'" - 5:45

Lado B

  1. "Save The Land" - 4:12
  2. "No Lies" - 3:57
  3. "Loneliness" - 8:39


4 comentários:

Julio disse...

Aooo Cara! Vi seu blog na comunidade do Blues eu acho!
Muito Bom!

Vo citar vc no meu blog cara!
estrovengacombacon.blogspot.com

passa lá!

Wilsão Campos disse...

Valeu! Brigado pela visita, pelo comentário e por colocar o link no teu blog, que aliás é bem legal!
Abraço

Anônimo disse...

Olha Wilsão, o disco não é assim tão fácil de achar, fiquei anos procurando o dito cujo, e acabei encontrando no Shopping Higienópolis, infelizmente na versão CD, que não tem o som da pesada que o LP. Quem não tem cão, caça com gato. MAs, pra mim é o melhor LP de rock pesado que já ouví. DEpois deste o Gran Funk, infelizmente perdeu a mão.

Wilsão Campos disse...

Então Francesco, isso varia muito de região pra região. Em grandes centros, principalmente São Paulo não é tão difícil, e no mercadolivre sempre tem. Eu encontrei este LP por 30 reais por isso coloquei este valor, mas chega a custar bem mais.