sexta-feira, 14 de março de 2008

The Velvet Underground - The Velvet Underground And Nico (1967)


Este é um álbum totalmente não-comercial, com abuso do experimentalismo, e do psicodelismo, com uma produção extremamente simples, gravado de uma só vez e por apenas 2 mil dólares. O resultado disso? Um disco fantástico.
Essa sonoridade sem enfeites encaixou perfeitamente com o estilo do grupo.
Andy Warhol, uma espécie de mentor da banda, teve participação significativa neste álbum. Foi responsável pela produção, pela famosíssima capa e também por indicar Nico, uma cantora alemã, de voz potente. Segundo consta a banda não gostou muito da idéia o que gerou um certo conflito.Nico canta nas faixas "I'll Be Your Mirror", "Femme Fatale" e na ótima "All Tomorrow's Parties".
O disco não vendeu muita coisa na época, o motivo talvez seja o fato de o som da banda estar a frente do seu tempo. O Velvet era dono de uma sonoridade totalmente original , completamente diferente de qualquer banda da época.
O álbum começa com a calma e bela "Sunday Morning" com seu fundo de caixinha de música, mas acelera o ritmo com a excelente "I'm Waiting For The Man". "Venus In Furs" é psicodelia pura e é quase hipnotizante. A música que fecha o álbum "European Son" é um sinfonia de distorções, barulhos e sons nem um pouco convencionais. Mas o grande destaque do álbum fica por conta de "Heroin", o grande hino do Velvet Underground.
Mais uma das maravilhas do ano de 1967.

VINIL - Não é uma raridade, mas não é fácil de achar. Normalmente fica na faixa de 80 reais, mas chegam a pedir até 100 reais por ele.
A capa é uma das mais clássicas do rock. A famosa capa da banana de Andy Warhol. No LP original vinha com a frase "peel slowly and see" (descascar lentamente e ver). Descascando o adesivo aparecia uma banana de cor carne.


Todas as músicas compostas por Lou Reed, exceto onde existe referência.

Lado A

  1. Sunday Morning (Reed, Cale) - 2:56
  2. I'm Waiting for the Man - 4:39
  3. Femme Fatale - 2:38
  4. Venus in Furs - 5:12
  5. Run Run Run - 4:22
  6. All Tomorrow's Parties - 6:00

Lado B

  1. Heroin - 7:12
  2. There She Goes Again - 2:41
  3. I'll Be Your Mirror - 2:14
  4. The Black Angel's Death Song (Reed, Cale) - 3:11
  5. European Son (Reed, Cale, Morrison, Tucker) - 7:46

Um comentário:

Anônimo disse...

arquivo corrompido