quarta-feira, 26 de março de 2008

David Bowie - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)

David Bowie tem uma coleção de grandes obras. Mas nada se compara com The Rise and Fall... . Em qualidade talvez sim, mas não em criatividade e originalidade.
O disco é citado como glam-rock, mas talvez seja mais pelo estilo de Bowie do que pela música, afinal, tem um pouco de tudo nesse disco. Uma grande mistura de sonoridades. E o resultado é ótimo.
O disco abre com "Five Years", que começa com a bateria marcando lentamente o ritmo e o belo acompanhamento do piano e termina com Bowie aos gritos enquanto Mick Ronson repete o título da canção incessantemente.
Depois vem "Soul Love" com o baixo marcante o divertido sax, e a entrada forte da guitarra.
Em seguida vem um dos destaques do Lp, "Moonage Daydream", misturando momentos acústico com violão e piano, e a guitarra distorcida.
"Starman" é uma música muito conhecida no Brasil, mas não na voz de Bowie. Acontece que essa maravilhosa canção ganhou uma versão até interessante em português do grupo gaúcho Nenhum de Nós chamada "Astronauta de Mármore", além de uma horrível "versão da versão" feita por um grupo de axé. Mas mesmo assim, a canção não perdeu sua magia e é um dos melhores momentos do álbum. Fechando o Lado A vem a ótima "It Ain't Easy".
"Lady Stardust" abre o Lado B com beleza, daí pra frente o LP é bem rock and roll. "Star", vem com seu ótimo piano, e em seguida tem a empolgante "Hang Onto Yourself". "Ziggy Stardust" com seu marcante riff é a faixa que melhor conta a história do personagem central do álbum. "Sufragette City" é a faixa mais explosiva do álbum . E pra fechar não poderia ser outra música que não a ótima "Rock' N' Roll Suicide", que vai crescendo aos poucos e fecha o álbum de forma fantástica. Tanto que por muitas vezes foi a canção que fechou os show de Bowie.
Poucos álbuns foram tão revolucionários quanto esse. Uma verdadeira obra prima desse gênio que é David Bowie.

VINIL - Não é tão fácil de achar, mas pode ser encontrado por cerca de 30 reais. A capa é bem legal. É uma foto preto e branco que foi colorida artificialmente, e que mostra Ziggy Stardust em um beco correndo com uma guitarra no pescoço.


Todas as canções escritas por David Bowie menos onde existe referência.

Lado A

  1. "Five Years" – 4:43
  2. "Soul Love" – 3:33
  3. "Moonage Daydream" – 4:35
  4. "Starman" – 4:15
  5. "It Ain't Easy" (Ronald Davies) – 2:56

Lado B

  1. "Lady Stardust" – 3:20
  2. "Star" – 2:47
  3. "Hang on ti Yourself" – 2:37
  4. "Ziggy Stardust" – 3:13
  5. "Sufragette City" – 3:25
  6. Rock 'n' Roll Suicide" – 2:57

4 comentários:

Anônimo disse...

Ziggy Stardust é um puta álbum

Acho que é a fase mais bacana do David Bowie, e a "Starman", realmente é o carro-chefe do Álbum.


Mas, como um fã assíduo do Rock Nacional 80, gosto bastante da versão do "Astronauta de Mármore" do Nenhum de Nós...vale a lembrança

Anônimo disse...

Amo Bowie, e esse disco é o meu preferido também.
Adorei a parte do "uma horrível versão de um grupo de axé". Realmente é um lixo a versão.

Pablito Barros disse...

Resolvi tomar vergonha na cara e enfim ouvir Bowie, aos 34 anos.
Obrigado por essa pérola.

Wilsão Campos disse...

Nunca é tarde Pablito hehehe. Valeu pela visita.