sábado, 17 de outubro de 2009

Eric Clapton - From the Cradle (1994)


Eric Clapton talvez seja o nome que mais tenha aparecido aqui no Rock Na Vitrola. Já apareceu como o "Derek" do Derek and the Dominos, ao lado do John Mayall's Blues Breakers, com o Cream, no álbum de George Harrison e mais recentemente na banda de Howlin' Wolf. Isso se não estiver me esquecendo de mais algum. Porém não havia postado nenhum álbum solo do "Deus da guitarra", como dizia a famosa pichação no muro de Londres, apesar de, como dito no blog, Derek and the Dominos já poder ser considerado carreira solo.
Enfim, o fato é que esse disco não foi escolhido por acaso. Aliás não faço idéia do porquê de eu ainda não ter postado essa maravilha. O álbum conta com 16 faixas de versões de Clapton para grandes clássicos do blues, e em boa parte delas versões superiores as originais. Pra abrir com tudo a empolgante "Blues Before Sunrise", seguida pela belíssima "Third Degree". A sequência seguinte é incrível. Três dos maiores clássicos do blues, "Reconsider Baby", "Hoochie Coochie Man" e "Five Long Years". A minha preferida é a acústica "How Long Blues", deliciosa de se ouvir. "Blues Leave me Alone" é daqueles blues típicos pra se ouvir num bar tomando sua cerveja. Em "Sinner's Prayer" Clapton mostra que também é um ótimo vocalista. "Motherless Child" foge um pouco do "tema" digamos assim, mas é uma faixa bem bacana. Outro grande clássico vem na sequência, "It Hurts Me Too" de Elmore James. "Someday After a While" é mais um belo Slow Blues. "Driftin" é mais uma acústica. Violão, pé batendo no chão e mais nada. E pra fechar com chave de ouro mais uma do grande Willie Dixon, "Groanin The Blues".
Um dos melhores discos de blues que ouvi na vida. Simplesmente fantástico!
"escrito por Wilsão Campos 17/10/09"

VINIL - Não foi um disco fácil de achar, pelo menos pra mim. Vi poucas vezes a venda tanto na internet quanto em sebos, o que é perfeitamente normal visto que é de 94. Mas o curioso é que as poucas vezes que vi não pediam tanto, na faixa de 20 a 25 reais. E pode ser achado até por cerca de 5 a 10 reais em alguns sebos. Talvez seja um disco fácil e eu que não tenha dado sorte, já que demorei bastante pra encontrar essa pérola.

Lado A
  1. "Blues Before Sunrise" (Leroy Carr) – 2:58
  2. "Third Degree" (Eddie Boyd/Willie Dixon) – 5:07
  3. "Reconsider Baby" (Lowell Fulson) – 3:20
  4. "Hoochie Coochie Man" (Willie Dixon) – 3:16
  5. "Five Long Years" (Eddie Boyd) – 4:47
  6. "I'm Tore Down" (Sonny Thompson) – 3:02
  7. "How Long Blues" (Leroy Carr) – 3:09
  8. "Goin' Away Baby" (Lane) – 4:00

Lado B

  1. "Blues Leave Me Alone" (Lane) – 3:36
  2. "Sinner's Prayer" (Lowell Fulson/Glenn) – 3:20
  3. "Motherless Child" (Traditional) – 2:57
  4. "It Hurts Me Too" (Elmore James) – 3:17
  5. "Someday After A While" (Freddie King/Sonny Thompson) – 4:27
  6. "Standin' Round Crying" (McKinley Morganfield) – 3:39
  7. "Driftin" (Brown/Johnny Moore/Williams) (Johnny Moore's Three Blazers) – 3:10
  8. "Groaning The Blues" (Willie Dixon) – 6:05


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo disco, tenho há tempos !
Recomendadissimo aos amantes de boa música.
Indico outro album desse incomparável músico, chama: "The Cream of Clapton".. toca blues, rock e até um reggae !
Allan.