quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Camel - Moonmadness (1975)


O Camel é uma banda britânica de rock progressivo. Sem dúvida um dos maiores nomes do gênero. O grupo foi formado em 1971 por ex-integrantes da banda "The Brew". O guitarrista Andrew Latimer, o baterista Andy Ward e o baixista Doug Ferguson covidaram o tecladista Peter Badens para formar a banda "On" que teve esse nome por apenas uma apresentação, logo depois já mudando para Camel. Esta é a formação clássica do grupo, que já teve várias formações ao longo de sua história. Aliás "Moonmadness" é o último álbum com a formação clássica. Marca assim também o fim da grande fase do grupo, que antes de "Moonmadness" havia lançado outros dois álbuns excepcionais, "Snow Goose" e "Mirage". Após essa fase o Camel, caiu muito de qualidade, ao menos na minha opinião.
O álbum abre com "Aristillus", uma pequena introdução que serve como um aperitivo do que vem pela frente. A ótima "Song Within a Song" vem em seguida com seus sintetizadores e mudanças de ritmo. O maior destaque fica para a fantástica "Chord Change", onde a guitarra de Latimer brilha. Nas belas e calmas "Spirt of the Water" e "Air Borne" é a flauta que fala mais alto. "Another Night" ao contrário é a faixa mais forte, dando uma quebrada no clima. Pra fechar, e muito bem, "Lunar Sea", onde Bardens é quem brilha.
A obra-prima do Camel, e um dos grandes álbuns do Rock Progressivo. Fundamental!
"escrito por Wilsão Campos 19/10/09"

VINIL - Não é daqueles que se encontra em qualquer sebo por aí, mas não chega a ser um disco difícil. Fica na faixa de 20 a 25 reais.


Lado A

  1. "Aristillus" (Andrew Latimer) – 1:56
  2. "Song Within a Song" (Peter Bardens, Latimer) – 7:14
  3. "Chord Change" (Bardens, Latimer) – 6:44
  4. "Spirit of the Water" (Bardens) – 2:07
Lado B



  1. "Another Night" (Latimer, Bardens, Andy Ward) – 6:57
  2. "Air Born" (Bardens, Latimer) – 5:01
  3. "Lunar Sea" (Bardens, Latimer) – 9:10


Nenhum comentário: