sexta-feira, 11 de abril de 2008

Jeff Beck - Truth (1968)

Depois de deixarem os Yardbirds, Jimmy Page e Eric Clapton tiveram carreiras de enorme sucesso. O mesmo não aconteceu com Jeff Beck. O que não quer dizer que ele seja menos genial que os outros dois. A prova disso está em "Truth".
Depois de deixar a banda Beck decidiu se dedicar a carreira solo. Pra gravar este LP montou um timaço de músicos. Ele não cantava então chamou o ainda desconhecido Rod Stewart para assumir os vocais, com sua voz rouca e poderosa. Para o baixo chamou Ronnie Wood que mais tarde entraria para os Stones, para a bateria Micky Waller e para os teclados Nick Hopkins, que tocou com gente como Beatles, Stones e The Who. Mas o mais legal são os convidados. Algumas das faixas contam com as presenças simplesmente de Jimmy Page, John Paul Jones e Keith Moon.
Com um time desses não é a toa que o disco é tão bom.
A faixa de abertura é "Shapes of Things" regravação da própria antiga banda de Beck, os Yardbirds. A versão de Beck é ainda melhor que a original. "Morning Dew" é uma canção gravada por diversos artistas e ganhou uma famosa versão do Grateful Dead e mais recentemente de Robert Plant. O fantástico blues "You Shook Me" de Willie Dixon traz uma curiosidade, já que o álbum de estréia do Led Zeppelin de Jimmy Page lançado pouco tempo depois também contém uma versão desta canção, e a gravação de Beck conta com a presença de John Paul Jones também do Led, nos teclados. Beck acusou Page de ter roubado sua idéia.
"Ol' Man River" canção da década de 20 que fazia parte do musical Show Boat é outra faixa que foi gravada por diversos artistas, ganhou um arranjo fantástico e conta com a presença de Keith Moon tocando tímpanos e mais uma vez de John Paul Jones tocando teclado.
A canção tradicional "Greensleeves" traz um belo e original arranjo de Jeff Beck. "Beck's Bolero" traz um verdadeiro time dos sonhos, trazendo Jimmy Page na guitarra de 12 cordas, Beck na guitarra solo, John Paul Jones no baixo e Keith Moon na bateria, sonzeira. Mas o maior destaque do álbum é "Blues Deluxe" um blues maravilhoso de Beck e Stewart.
Jeff Beck lançou ótimos álbuns mais tarde, mas nenhum tão bom quanto esse seu sensacional álbum de estréia.


VINIL - Disco fácil. Fica na faixa de 10 a 15 reais.


Lado A
  1. "Shapes of Things" (Chris Dreja, Jim McCarty, Keith Relf and Paul Samwell-Smith) - 3:22
  2. "Let Me Love You" (Jeff Beck and Rod Stewart) - 4:44
  3. "Morning Dew" (Bonnie Dobson and Tim Rose) - 4:40
  4. "You Shook Me" (Willie Dixon and J.B. Lenoir) - 2:33
  5. "Ol' Man River" (Jerome Kern and Oscar Hammerstein) - 4:01
Lado B
  1. "Greensleeves" (Traditional, arranged by Jeff Beck) - 1:50
  2. "Rock My Plimsoul" (Jeff Beck and Rod Stewart) - 4:13
  3. "Beck's Bolero"(Jimmy Page and Jeff Beck) - 2:54
  4. "Blues De Luxe" (Jeff Beck and Rod Stewart) - 7:33
  5. "I Ain't Supertitious" (Willie Dixon) - 4:53

Um comentário:

Anônimo disse...

O link para Download esta desativado.
Como fazer para baixar as faixas?