sábado, 5 de abril de 2008

The Black Crowes - The Southern Harmony and Musical Companion (1992)

Ta aí uma década que você não verá tanto neste blog. Primeiro que este é um blog sobre discos de vinil e esta é a década da decadência do LP. Além disso não considero que existam tantas bandas que mereçam ser mencionadas desta década se comparada com as décadas anteriores. Principalmente quando se trata de Hard Rock. E isso faz com que o mérito do Black Crowes seja ainda maior. O início dos anos 90 estava marcado pelo surgimento das bandas de Seattle, o Grunge dominava as rádios. "The Southern Harmony and Musical Companion" foi lançado em 1992 e foi direto para o topo das paradas nos EUA e chegou em segundo na Inglaterra. E isso fazendo um rock clássico e de enorme qualidade. A banda faz um som pesado misturando rock com blues no melhor estilo das bandas do Hard Rock setentista. Além disso este disco contém pitadas do psicodelismo do fim dos anos 60.
A sonzeira começa com tudo já na faixa de abertura "Sting Me". Em seguida vem a clássica "Remedy". A balada "Thorn in My Pride" começa em um clima acústico mas vai ganhando a presença forte das guitarras e ficando cada vez mais grandiosa. "Bad Luck Blue Eyes Goodbye" mantém a mesma linha. Outros destaques ficam para "Hotel Illness", e para a ótima releitura de "Time Will Tell" de Bob Marley.
Um dos melhores discos do rock das últimas duas décadas.

VINIL - Por se tratar de uma época em que o CD já dominava a maior parte do mercado, não é um disco muito fácil de encontrar. Fica na faixa de 70 reais.


Todas as canções escritas por Chris Robinson e Rich Robinson menos onde existe referência.

Lado A

  1. "Sting Me" – 4:39
  2. "Remedy" – 5:22
  3. "Thorn in My Pride" – 6:03
  4. "Bad Luck Blue Eyes Goodbye" – 6:28
  5. "Sometimes Salvation" – 4:44

Lado B

  1. "Hotel Illness" – 3:59
  2. "Black Moon Creeping" – 4:54
  3. "No Speak No Slave" – 4:01
  4. "My Morning Song" – 6:15
  5. "Time Will Tell" (Bob Marley) – 4:08

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente seu blog! Valeria só pela citação e descrição dos discos, que é excelente. Mas ainda tem os links pra downlaod. Parábens!

Wilsão Campos disse...

Valeu João Gabriel! Brigadão pela visita e pelo comentário.

Eduardo Andrade disse...

Muito bom o seu blog, parabéns!

Gostaria de fazer um adendo! Não sei se soube, mas o Black Crowes lançou um disco novo agora em março, e também rolou uma edição limitada em vinil! É um Picture Disc, daqueles que vêm com grafismos no próprio disco, e mais um bônus de duas músicas. É bem legal, dá pra achar na galeria do rock. Fora que o som está excelente!

Um abraço!

Wilsão Campos disse...

Cara, eu sabia que o Black Crowes tinha lançado álbum novo "Warpaint", já tinha escutado, muito bom. Mas não sabia que tinha saído em vinil. Legal! Ainda mais Picture Disc que eu curto muito.
Valeu a informação!
Abraço!