domingo, 9 de março de 2008

The Who - Live At Leeds (1970)


Este album é considerado por muitos, simplesmente como o melhor disco ao vivo de todos os tempos.
Na verdade, o álbum considerado como o melhor, é o relançamento em cd em 2001, contendo 33 músicas. O original, lançado em 1970, continha apenas 6 faixas.
Este disco marca a grande fase do The Who, já que um ano antes eles tinham lançado o grande álbum da carreira do grupo, "Tommy". Aliás na versão lançada em cd, o álbum é tocado na integra e é o ponto alto do show.
O The Who é mais uma daquelas bandas que são bem melhores ao vivo, é impressionante a energia que colocam em cada uma de suas canções, e "Live At Leeds" é a prova maior disso.
Todas as seis faixas do LP são fantásticas e eletrizantes. O destaque maior fica para a mais clássica música do Who, "My Generation" com seus 14:27 explosivos minutos de duração.
É uma pena que as 33 faixas não tenham sido lançadas em vinil, em especial o lado B com "Tommy". Se fosse assim realmente seria difícil algum disco bater esse como melhor ao vivo. Mas mesmo só com as 6 faixas originais, já é um disco fantástico.

VINIL - Raro, mas nem tanto. O original, importado, com a capa de papelão, é encontrado na faixa de 70 a 80 reais. Mas tem coisas bem legais, como fotos, encarte e cópias de cartas de gravadoras que não se interessaram pela banda. Existe uma edição nacional com capa diferente que se encontra na faixa de 30 reais.

Lado A

  1. "Young Man Blues" (Mose Allison) – 4:45
  2. "Substitute" (Pete Townshend) – 2:05
  3. "Summertime Blues" (Jerry Capeheart, Eddie Cochran) – 3:22
  4. "Shakin' All Over" (Johnny Kidd) – 4:15

Lado B

  1. "My Generation" (Townshend) – 14:27
  2. "Magic Bus" (Townshend) – 7:30


Nenhum comentário: