segunda-feira, 3 de março de 2008

Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon (1973)


Antes de escrever o post sobre este álbum, peguei o vinil e coloquei pra tocar com o som no talo. Agora estou procurando palavras pra descrever o que acabei de ouvir. Este é um dos discos que mais escutei na vida, e a cada vez que escuto tenho a mesma sensação. Que álbum fantástico!
O Floyd fez algumas obras primas antes, como o "The Piper at The Gates Of Down" ainda nos tempos de Syd Barret, e o "Atom Heart Mother", e depois deste álbum como o "Wish You Were Here", "Animals" e o "The Wall". Mesmo assim, acredito que o auge da banda seja este álbum.
É talvez o disco mais "rockeiro" do grupo, mesmo mantendo sua base como uma banda de progressivo e ainda com algumas experimentações eletrônicas. Além de ter se utilizado de diversos sons não muito convencionais, como caixas registradoras e relógios despertadores.
É impossível destacar alguma música, mesmo que algumas delas, como "Time" e "Money" tenham feito mais sucesso. É um disco pra ser ouvido do início ao fim, como uma música só.
Este álbum tem também a curiosidade de estar perfeitamente sincronizado (propositalmente ou não) com o filme o Mágico de Oz. A sincronia é impressionante, mas a banda sempre afirmou que era somente uma coincidência. Vale a pena fazer o teste. Alguns videos na internet já trazem inclusive a imagem do filme com o áudio do disco.
Esse é só mais um dos diversos motivos para se ouvir esse álbum maravilhoso, que se tornou o 3º mais vendido da história. E, de preferência, ouça no vinil! É bem melhor!

VINIL - Logicamente que o 3º disco mais vendido da história não vai ser difícil de encontrar. Muito pelo contrário. É possível achar uma edição nacional em excelente estado por 4 ou 5 reais.
E se não bastasse a qualidade sonora do disco, a capa também é uma das mais clássicas da história do rock. Ela trás um prisma sendo atravessado por um feixe de luz branco e se tornando colorido. E ainda conta com as letras das músicas na parte interna. Disco fundamental.

Lado A

  1. "Speake To Me/Breathe" (Mason, Gilmour, Waters, Wright)- 3:59
  2. "On The Run" (Gilmour, Waters) - 3:35
  3. "Time/Breathe(Reprise) (Gilmour, Waters, Wright, Mason) - 7:04
  4. "The Great Gig In The Sky" (Wright) - 4:48

Lado B

  1. "Money" (Waters) - 6:24
  2. "Us And Them" (Wright, Waters) - 7:49
  3. "Any Colour You Like" (Gilmour, Wright, Mason) - 3:26
  4. "Brain Damage" (Waters) - 3:50
  5. "Eclipse" (Waters) - 2:04


3 comentários:

lpezão disse...

E aí Wilsão, grande idéia esta do blog.
Eu também gosto muito de vinis e tenho alguns. Com certeza os que eu mais gosto são os do Pink Floyd e Kraftwerk (Conhece?).
Parabéns e um grande abraço!
Pezão

Wilsão Campos disse...

Fala Pezão! Você não imagina a alegria que eu fiquei quando vi que você tinha postado aqui.hahaha.
Conheço Kraftwerk sim. Eu curto, apesar de não ser dos meus preferidos. Mas qualquer dia desses aparecerá nesse blog.
Valeu! Abração!

psicosounds disse...

por favor poe ai uns posts de albuns de shows dos floyds
tipo pulse e eutros
valeu