segunda-feira, 17 de março de 2008

Paul Butterfield Blues Band - East West (1966)


Não é exagero nenhum dizer que Paul Butterfield é um dos nomes mais importantes do blues. Afinal é considerado um dos criadores do chamado eletric blues. Além de fazer, junto com sua banda, um som fantástico, misturando o blues com jazz.
Escolher o melhor disco da "Paul Butterfield Blues Band" não é uma tarefa nada fácil, principalmente escolher entre os dois primeiros LPs. O primeiro disco é fantástico e contém a música que é o grande sucesso da carreira da banda, "Born In Chicago", e é repleto de grandes blues, de gente como Elmore James, Muddy Waters e Willie Dixon.
Este segundo LP também trás ótimos blues. A faixa que abre o álbum é "Walkin' Blues" de Robert Johnson" bluezão da melhor qualidade. Este álbum também possue uma canção de Muddy Waters, a excelente "Two Trains Running".
Assim como o trabalho anterior, são todos ótimos blues. Seria ainda mais difícil escolher entre os dois se não fosse por uma faixa. Trata-se de "East-West". Um espécie de blues psicodélico, com mais de 13 minutos de duração, o que não é muito comum no gênero. Sonzeira impactante e totalmente original.
Grande banda, grande álbum.

VINIL - Um pouco raro por aqui. Em sebo é quase impossível de achar. Não sei se existe edição nacional, nem quanto vale. Mas um importado pode chegar até a 100 reais.

Lado A

  1. "Walkin' Blues" (Robert Johnson) – 3:15
  2. "Get Out of My Life, Woman" (Allen Toussaint) – 3:13
  3. "I Got a Mind to Give up Living " (Traditional) – 4:57
  4. "All These Blues" (Traditional) – 2:18
  5. "Work Song" (Nat Adderley/Oscar Brown) – 7:53

Lado B

  1. "Mary, Mary" (Michael Nesmith) – 2:48
  2. "Two Trains Running" (Muddy Waters) – 3:50
  3. "Never Say No" (Traditional) – 2:57
  4. "East-West" (Mike Bloomfield, Nick Gravenites) – 13:10

Nenhum comentário: