terça-feira, 11 de março de 2008

Frank Zappa - Hot Rats (1969)


Poucos na música merecem ser chamados de gênio tanto quanto Frank Zappa. Pra se ter idéia o cara tem uma discografia imensa, de cerca de 80 discos, e é difícil achar algo que não seja ótimo. Isso pra quem consegue ouvir tudo o que o cara fez, o que não é nada fácil.
Eu ouvi uma boa parte, e escolher um álbum para comentar primeiro foi bem complicado.
De todos os trabalhos que escutei, esse é o meu preferido. É o primeiro trabalho de Zappa sem o Mothers Of Invention, grupo que acompanhou ele por um certo tempo, e com o qual lançou grandes álbuns.
Considerado um disco de jazz-rock, apesar do primeiro gênero se sobressair, é um disco quase todo instrumental, excessão feita para "Willie The Pimp" que tem o vocal de Captain Beefhart, amigo de Zappa, e outro louco genial da música.
"Hot Rats" é na verdade um grande improviso mostrando todo o potencial dos músicos, principalmente o fantástico talento e originalidade de Zappa como guitarrista.
A maior demonstração disso é "Gumbo Variations". Com seus 16:55 minutos de qualidade absurda. As 6 canções do disco são ótimas, mas outras duas que merecem citação são "Peaches En Regalia" que abre o álbum e "Willie The Pimp" com o ótimo vocal de Breefheart e com seus sete minutos de solo de guitarra.
Se você é daqueles que gosta de música comercial, fuja desse LP. Agora, se você é um apreciador de música de qualidade, essa obra é mais do que recomendada. Um gênio, no auge da sua criatividade.

VINIL - A maior parte da discografia do Zappa é meio rara aqui no Brasil. O Hot Rats original não é diferente. Mas existe uma edição chamada "Momentos Históricos", que se acha por cerca de 30 reais .
A capa é bem legal. A foto é de Christine Frka, que fazia parte das groupies oficiais do Zappa, como se estivesse na espera pra atacar.

Lado A

  1. Peaches En Regalia - 3:58
  2. Willie the Pimp- 9:25
  3. Son Of Mr. Green Genes - 8:58

Lado B

  1. Little Umbrellas - 3:09
  2. The Gumbo Variations - 12:55
  3. It Must Be A Camel - 5:15


Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo, este é o grande álbum do Zappa, embora realmente seja difícil escolher apenas um como "o disco".