terça-feira, 4 de março de 2008

The Doors - The Doors (1967)


Este é o disco de estréia e também o grande trabalho do grupo. O nome "The Doors" foi escolhido por Jim Morrison, e vem de um poema de William Blake, um poeta inglês que diz: "Quando as portas da percepção forem abertas, o homem verá as coisas como elas realmente são: infinitas". A frase cai como uma luva ao som dos Doors.
A banda possui uma sonoridade única, que pode ser ouvida já neste seu primeiro álbum.
O disco conta com grandes canções, três delas estão sem dúvida entre as melhores da carreira da banda. Uma delas é "Break On Through (To The Other Side)", que abre o álbum de forma sensacional, começando com a bateria característica e com seu calmo riff, até de repente explodir. "Light My Fire" é talvez o grande hit da banda. E não é a toa. É uma grande música, uma das melhores da história do rock and roll, que abre com seu teclado mais do que marcante. "The End" não poderia terminar melhor este disco, com seus 11:35 de pura viagem.
Outros destaques ficam por conta da ótima "Soul Kitchen", da bela balada "Crystal Ship" e dos covers de "Alabama Song" e do bluezão "Back Door Man".
Neste disco fica bem claro, que apesar de Jim Morrison ser sem dúvida genial, e ser o grande nome do grupo, a sonoridade produzida pela banda, principalmente pelo teclado de Ray Manzarek, é o que faz esse álbum ser um grande clássico.

VINIL - Apesar de não se tratar de uma raridade, não é muito fácil de encontrar. É comum ver gente pedindo em torno de 70 reais por ele, mas é possível encontrar um pouco mais barato, se der sorte.
A capa trás uma foto da banda, ficando aí a curiosidade do destaque absoluto para Jim Morrison.

Todas as músicas de autoria de Jim Morrison, Robby Krieger, Ray Manzarek and John Densmore, menos as que possuem referência.

Lado A

  1. "Break On Through (To The Other Side)" – 2:30
  2. "Soul Kitchen" – 3:35
  3. "The Crystal Ship" – 2:34
  4. "Twentieth Century Fox" – 2:33
  5. "Alabama Song" (Whisky Bar)" (Bertolt Brecht, Kurt Weill) – 3:20
  6. "Light My Fire" – 7:08

Lado B

  1. "Back Door Man" (Willie Dixon) – 3:34
  2. "I Looked at You" – 2:22
  3. "End of the Night" – 2:52
  4. "Take It As It Comes" – 2:18
  5. "The End" – 11:44

Nenhum comentário: