terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Led Zeppelin - IV (1971)

O maior disco da história do rock! Bom, pelo menos na minha opinião (e na de muitos, acredito eu).
Este álbum também é conhecido como Four Symbols ou Zoso, em referência aos símbolos que estão na parte interna da capa, e devido ao fato da capa não conter nem o nome da banda nem do disco.
Antes desse disco o Led já havia se firmado como uma grande banda após três ótimos álbuns. Mas foi com Led IV que a banda se firmou como uma das grandes bandas de todos os tempos.
O disco já começa com duas pauladas, de riffs marcantes - Black Dog e Rock and Roll - dois verdadeiros clássicos do Hard Rock, e termina com mais uma paulada - When the Levee Breaks. No meio de tudo isso, uma mistura de blues, folk, rock e um pouco de psicodelismo. E é impossível não citar Stairway to Heaven, a música mais tocada na história das rádios americanas. Uma das mais belas canções do rock, e que termina com o solo marcante e inesquecível de Jimmy Page.
A obra-prima da maior banda do Hard Rock.

VINIL - Esse é um disco que se acha com uma certa facilidade nos sebos. Não sai por mais de 10 reais, o que por essa pérola não é nada.
A capa, dupla, é muito legal. Não contém o nome da banda nem do disco, mas é inconfundível. Contém uma espécie de quadro de um velho camponês carregando um feixe de varas, pendurado em uma parede de uma velha casa. Um mago sobre uma montanha ocupa toda a parte interna da capa, que ainda trás a letra de Stairway to Heaven no encarte.

Lado A

  1. "Black Dog" (Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones) – 4:55
  2. "Rock and Roll" (Page, Plant, John Paul Jones, John Bonham) – 3:40
  3. "The battle of Evermore" (Page, Plant) – 5:38
  4. "Stairway To Heaven" (Page, Plant) – 8:00

Lado B

  1. "Misty Mountain Hop" (Page, Plant, Jones) – 4:39
  2. "Four Sticks" (Page, Plant) – 4:49
  3. "Going To California" (Page, Plant) – 3:36
  4. When The Levee Breaks" (Page, Plant, Jones, Bonham, Memphis Minnie) – 7:08


Nenhum comentário: