quarta-feira, 2 de abril de 2008

The Yardbirds - The Yardbirds (Roger The Engineer) (1966)

O que falar de uma banda que teve em suas formações 3 guitarristas que são presença obrigatória em qualquer Top-10 de melhores de todos os tempos? Simplesmente Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton fizeram parte dos Yardbirds.
A banda começou fazendo covers de grandes clássicos do blues e do R&B. A primeira formação da banda contava com Keith Relf no vocal, Jim McCarty na bateria, Anthony Topham na guitarra solo, Paul Samwell-Smith no baixo e Chris Dreja na guitarra base. Mas logo Topham foi substituído por Eric Clapton. Com essa formação a banda lança o álbum Five Live Yardbirds, lançado somente na Inglaterra. Pouco tempo depois Eric Clapton deixa a banda. Jimmy Page é convidado para ocupar seu lugar, não aceita o convite por estar com outro projeto mas indica Jeff Beck, que tocava com uma banda chamada Tridents. Com esta formação a banda lança o melhor trabalho do grupo, The Yardbirds que ficou conhecido como Roger The Engineer.
O disco soa como uma jam session. A sonoridade deste disco é uma espécie de prévia do que aconteceria no rock inglês em seguida, com o surgimento de bandas que faziam um blues-rock pesado como o Led Zeppelin e o Cream. Os melhores exemplos disso são as faixas "Lost Women", "The Nazz Are Blue" e "Rack My Mind". As músicas exploram a guitarra distorcida de Jeff Beck que brilha mostrando seu talento impressionante na guitarra, abusando dos solos, principalmente na instrumental "Jeffs Boogie".
O disco também traz alguns elementos do psicodelismo como na última faixa "Ever Since The World Begin" e "Turn Into Earth", e até música tribal como em "Hot House Omagarashild.
Um disco fantástico que influenciou todo o Hard Rock setentista. Um dos álbuns mais importantes da história do rock.

VINIL - Raro. Não sei se foi lançado no Brasil. Importado é encontrado em sites internacionais por cerca de 20 dólares.


Todas as canções de autoria de Chris Dreja, Jim McCarty, Jeff Beck, Keith Relf e Paul Samwell-Smith

Lado A

  1. "Lost Woman" – 3:16
  2. "Over, Under, Sideways, Down" – 2:24
  3. "The Nazz Are Blue" – 3:04
  4. "I Can't Make Your Way" – 2:26
  5. "Rack My Mind" – 3:15
  6. "Farewell" – 1:29

Lado B

  1. "Hot House of Omagarashid" – 2:39
  2. "Jeff's Boogie" – 2:25
  3. "He's Always There" – 2:15
  4. "Turn into Earth" – 3:06
  5. "What Do You Want" – 3:22
  6. "Ever Since the World Began" – 2:09

Nenhum comentário: