quarta-feira, 2 de abril de 2008

The Byrds - Younger Than Yesterday (1967)

Este é o quarto álbum da banda americana The Byrds, uma das bandas mais influentes da década de 60. Neste álbum o grupo faz uma mistura de folk, rock e psicodelia que marcaram os seus três excelentes álbuns anteriores, além de começar a adicionar elementos de country rock, que foi a marca dos seus álbuns seguintes, principalmente de Sweetheart Of The Rodeo.
O disco é repleto de grandes canções. "So You Want To Be a Rock 'N' Roll Star" que abre o álbum é uma canção que satirizava bandas montadas, que faziam sucesso sem saber tocar nenhum instrumento, especialmente o grupo The Moonkes.
Em seguida vem a divertida "Have You Seen Her Face". Em "CTA-102" a banda faz experiências com efeitos sonoros. "Renaissance Fair" ganhou uma versão brasileira de Beto Guedes chamada "Feira Moderna". "Time Between" é uma pequena amostra do som country rock que a banda passou a fazer, e conta com a participação de Clarence White que depois entraria pro grupo. Outros destaques do álbum ficam para a bela "Everybody's Been Burned", e para My Back Pages de Bob Dylan, que sempre contribuiu com diversas canções para a banda, e que possui um simples porém belo solo de guitarra.
Um dos melhores trabalhos dessa grande banda.

VINIL - Disco difícil. Não costuma sair por menos de 50 reais.

Lado A

  1. "So You Want to Be a Rock 'n' Roll Star" (McGuinn/Hillman) – 2:05
  2. "Have You Seen Her Face" (Hillman) – 2:40
  3. "C.T.A.-102" (McGuinn/ R.J Hippard) – 2:28
  4. "Renaissance Fair" (Crosby/McGuinn) – 1:51
  5. "Time Between" (Hillman) – 1:53
  6. "Everybody's Been Burned" (Crosby) – 3:05
Lado B
  1. "Thoughts and Words" (Hillman) – 2:56
  2. "Mind Gardens" (Crosby) – 3:46
  3. "My Back Pages" (Dylan) – 3:08
  4. "The Girl with No Name" (Hillman) – 1:50
  5. "Why" (McGuinn/Crosby) – 2:45

Nenhum comentário: